5 curiosidades sobre a prática do pilates.

O que é o pilates?

O pilates é uma modalidade de treinamento muito popular no mundo inteiro, mas como nem todas as pessoas sabem exatamente o que é o pilates. Vamos começar falando sobre o que de fato é essa modalidade.

Essa é uma modalidade de treinamento criada em meados de 1920 por um alemão chamado Joseph Pilates e os seus exercícios podem ser realizados tanto no solo quanto em equipamentos especializados, visando o total e completo controle e conexão entre corpo e mente.

Os exercícios de pilates procuram devolver e restaurar a saúde de seus praticantes em condições funcionais, patológicas e promovem o aumento da qualidade de vida para praticantes saudáveis.

Na maioria dos seus exercícios, o esforço vem da carga proporcionada pelo próprio corpo e podem ser executados com apenas o peso do próprio corpo ou em equipamentos especializados para a modalidade.

O pilates é considerado uma modalidade completa e seus benefícios são inúmeros.

Além de trabalhar aspectos corporais, resistência muscular, postura e condicionamento físico, os exercícios do pilates também proporcionam a melhora da saúde mental aos seus praticantes, aliviando a ansiedade e o estresse através de exercícios de respiração, alongamento e relaxamento.

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Os principais benefícios dessa atividade são:

  • Promove saúde física e mental;
  • Aumenta a flexibilidade;
  • Atenua as dores resultantes da tensão ou dos desvios da coluna;
  • Melhora a capacidade cardiorrespiratória;
  • Diminui ou acaba com dores pelo corpo;
  • Corrige desvios posturais;
  • Melhora a coordenação motora;
  • Alivia dores musculares;
  • Fortalece os músculos abdominais e do core;
  • Trata diversas patologias dos joelhos, tornozelos, quadris, ombro e coluna.
  • Previne lesões e aumenta o condicionamento físico.

Com o passar das aulas, o aluno passa a desenvolver uma maior consciência corporal, redescobrindo seu equilíbrio, melhorando progressivamente a coordenação motora e resistência muscular.

As 5 curiosidades sobre o pilates:

Todo exercício trabalha o corpo inteiro

O pilates não é uma atividade física que utiliza cargas elevadas, mas nem por isso deixa de ser eficaz. Cada um dos movimentos com os aparelhos de Pilates foi pensado para trabalhar diversos grupos musculares ao mesmo tempo. Por isso, o pilates é uma excelente atividade para desenvolver o equilíbrio muscular e mental.

Pilates emagrece?

Essa é uma das perguntas mais frequentes das pessoas que começam a frequentar um studio de pilates, por quem já pratica e por quem está pensando em adotar o método como forma de emagrecimento. E a resposta é que o pilates pode ajudar a emagrecer. Assim como qualquer outra atividade física, o pilates promove um gasto calórico durante a prática das aulas. Mas se você busca por resultados expressivos ou mais rápidos, o ideal é que você  também adote outras modalidades de treinamento como a natação, musculação, cross tranining ou outras atividades cujo o objetivo principal seja promover o emagrecimento.

Fortalece o assoalho pélvico

O assoalho pélvico é uma camada de musculatura que ajuda a manter a bexiga, próstata (nos homens), útero (nas mulheres) e reto no seu devido lugar. Quem possui esse local enfraquecido, mais cedo ou mais tarde pode sofrer de incontingência urinária ou diminuição do prazer sexual.

Por esse motivo o Pilates é uma atividade muito indicada para gestantes; o fortalecimento do assoalho pélvico ajuda a gestante tanto na hora do parto, quanto na recuperação pós-parto.

A prática do pilates pode aliviar a TPM

A prática do Pilates tem a capacidade de aliviar os problemas que a TPM pode trazer, como dores de cabeça, cansaço, inchaço, irritabilidade, dores menstruais, entre outros.

Isso acontece porque, com a sua prática, o organismo libera endorfina, também conhecido como o “hormônio do prazer”, que alivia as tensões diárias, inclusive aquelas agravadas pela TPM.

Além disso, o pilates melhora a respiração e a concentração, o que estimula o sistema nervoso a reduzir o estresse e a ansiedade, resultando em sensação de bem-estar e relaxamento, fundamentais para diminuir os sintomas da TPM.

O pilates é uma atividade universal.

O pilates é recomendado para qualquer pessoa acima dos 7 anos de idade, incluindo os idosos, pacientes com disfunções  posturais e cardiorrespiratórias.

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Equipe AMS Xperience
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