Umas das atividades físicas mais populares no mundo todo são a caminhada e corrida de rua. Um dos motivos para essa modalidade ser tão popular é a facilidade que se tem ao praticá-la. É possível praticar corrida e caminhada em qualquer lugar, você não depende de aparelhos ou de um espaço específico para correr.

Mas, praticar corrida de rua não é tão simples quanto parece, por isso, preparei 5 dicas para te ajudar a iniciar a prática da corrida.

  1. Procure orientação profissional.

Essa talvez seja a dica mais importante, porque a orientação profissional adequada te permitirá seguir um programa de treinamento específico para você e a modalidade que você pratica.  Corrida de rua não é simplesmente ir para rua e começar a correr, existem variáveis que precisam ser controladas para evitar lesões e até melhorar o desempenho. Somente um profissional de educação física irá conseguir elaborar um programa de treinamento com todas as variáveis como velocidade, tempo, distância e técnica de corrida.

  1. Comece sem exageros.

Quando iniciamos uma atividade nova é muito comum, por causa da motivação de estarmos fazendo algo novo, cometermos exageros. Portanto, comece aos poucos, com um ritmo de corrida moderado, curtas distâncias, e vá aumentando, de acordo com seus limites, a intensidade e distância da corrida.

Voucher 1 semana free

  1. Alimente-se adequadamente.

A alimentação é extremamente importante para manter a sua qualidade de vida e até mesmo melhorar seu desempenho esportivo. Nunca faça nenhum tipo de atividade física sem alimentar, isto pode ser prejudicial a sua saúde. O ideal é que você busque por orientação profissional, para adequar sua alimentação ao seu treinamento.

  1. Nunca se esqueça de se hidratar.

Ao realizar exercícios físicos, nosso corpo utiliza a água para auxiliar no sistema de resfriamento do corpo, por isso suamos. Portanto, entramos em um processo de desidratação.

A desidratação em casos severos pode causar dor de cabeça, enjôo, fadiga, câimbra, diarréia, cálculos renais, e, se não for tratada, pode trazer consequências graves ao nosso corpo. Por isso, é muito importante beber ao menos 2 litros de água todos os dias, principalmente se você pratica algum tipo de atividade física.

  1. Não corra se estiver sentido dor.

A dor é dos sinais transmitidos do nosso corpo de que alguma coisa está errada, normalmente sofremos lesões graves quando ignoramos estes sinais, tudo começa com uma “dorzinha” no joelho ou tornozelo e, com o tempo, vai se agravando até ficar insuportável e é nesse momento que a maioria das pessoas procura ajuda profissional; quando a lesão já está agravada e o processo de cura é mais complicado.  Por isso, é muito importante procurar ajuda profissional seja para tratar a “dorzinha” inicial ou até mesmo evitá-las?

Gostou do conteúdo? Comenta aqui embaixo.

Equipe AMS Xperience
#AMSxperience #PorMaisPessoasAtivas