Com a chegada do final do ano e as festas tradicionais de Natal, Ano Novo e as inúmeras confraternizações com os amigos; nessa época do ano se torna quase impossível manter a alimentação saudável e equilibrada e por consequência pode ser jogar fora boa parte da forma física conquistada durante meses, em poucos dias.
Neste período não se deve abandonar a atividade física, pois a ingestão de calorias se aumenta consideravelmente,e se o balanço calórico ficar positivo o aumento do percentual de gordura é inevitável.
Essa é uma época de fartura de comida e bebida, diversão e troca de presentes. Ogrande problema é que junto com as comemorações, normalmente também cometemos muitos excessos. A final quem nunca exagerou na ceia de Natal?
É verdade que é muito fácil cometer exageros essa época, é quase impossível resistir a todas as gostosuras e comidas típicas dessa época do ano. A boa notícia é que, mesmo com alguns excessos cometidos nessa época, é possível continuar tendo uma alimentação saudável e consumir as delícias próprias da época. Afinal, quem não espera para comer as famosas rabanadas, panetone, tender, peru ou pernil, farofa, castanhas, bacalhau e as sobremesas?
A primeira dica importante para evitar o descontrole no momento da refeição, principalmente no período da noite, é não fazer grandes restrições alimentares durante o dia; isso pode aumentar a sensação de fome, e você comer a mais que o desejado. Além disso, beba bastante água, pois quem está mal hidratado tende a sentir mais fome.
Também tome muito cuidado com o excesso de álcool. Todos os tipos de bebidas alcoólicas, independente do teor alcoólico e do processo de produção (fermentadas: cerveja e o vinho, destilada: vodka e o uísque, por exemplo), quando ingeridas em grande quantidade podem sobrecarregar o organismo e o fígado, levar a quadros de desidratação e desorientação, desregular o sono e o apetite (aumenta o desejo por alimentos mais gordurosos), além de, por serem calóricos, podem também contribuir para o ganho de peso em longo prazo.
Tenha muita atenção com a quantidade de gorduras (óleo, azeite, manteiga, creme de leite, leite condensado, maionese, queijos) adicionada nas receitas. Antes do prato principal, é comum ter entradinhas e petiscos, então tentem maneirar nas quantidades de salgadinhos, amendoins salgados e frituras, dando, sempre que possível preferência aos salgados assados, brusquetas, canapés e barquetes.
Nunca deixe a salada de lado, capriche nas diferentes folhas como entrada, assim, quando chegar o prato principal, você já vai estar mais saciado. Saladas de grão-de-bico e lentilha também são ótimas opções, além de deliciosas, são nutritivas. Cuidado com os molhos à base de creme de leite, queijos e maionese, pois eles irão acrescentar ainda mais calorias ao seu prato.
Por que não consumir frutas como sobremesa? Aproveite e escolha as que estão na época como, por exemplo, cereja, pêssego, lichia e ameixa, pois elas apresentam melhor valor nutritivo (maior concentração de nutrientes), mais sabor, cor e aroma, comparado às frutas que não são dessa estação.
E aí, curtiu as dicas para não exagerar nas festas de fim de ano? Compartilha esse conteúdo com os seus amigos e ajudeeles a manter a dieta equilibrada.
Equipe AMS Xperience
#AMSxperience #PorMaisPessoasAtivas
Posts recentes
- Cronograma de Pilates – Unidade Autódromo
- A prática regular de atividade física ajuda a prevenir o Coronavírus
- “Na segunda eu começo”. Os perigos da procrastinação para o emagrecimento.
- 5 dicas da OMS para ter uma alimentação saudável
- Apenas 22 minutos de exercícios por dia podem fazer você viver mais
Comentários