Siga as nossas dicas para reduzir as calorias da sua dieta alimentar.
1º Coma devagar
A primeira regra em qualquer regime de perda de peso que deve ser cumprida por qualquer pessoa. O fato de comer calmamente permite-nos perceber as sensações do nosso corpo, e entender quando devemos parar a refeição por termos atingido a saciedade e evitar ingerir calorias em excesso.
2º Descanse
Um bom descanso é essencial no controle do peso, estudos científicos indicam que pessoas que descansam menos e/ou mal tendem a comer mais em quantidade e pior em qualidade com mais tendência para doces e junk food.
3º Hidrate bem
Uma boa hidratação durante o dia é essencial no controle da ingestão alimentar. A sensação de sede é muitas vezes percebida como fome levando a um aumento na ingestão alimentar. Esta deve ser conseguida preferencialmente através de água, chás sem açúcar ou águas aromatizadas sem açúcar (exemplo água com limão).
4º Inclua legumes, ou saladas, e sopa em cada refeição principal
O almoço e jantar devem ser sempre acompanhados de sopa e legumes, ou saladas, de forma a atingir uma boa saciedade e diminuir o conteúdo calórico da refeição.
5º Tenha sempre no frigorífico legumes fáceis de comer “à mão” (ex. cenoura ou tomate cereja) e gelatinas sem açúcar
Caso sinta fome fora de horas ou vontade de comer pode “vingar-se” nestes alimentos.
6º Reduza a quantidade de gordura da sua dieta alimentar
Ao escolher laticínios magros como é o caso dos queijos magros, iogurtes, queijo fresco magro e queijo quark. Estes são bons fornecedores de proteínas com menor teor calórico que as opções tradicionais. O mesmo acontece com o peito de peru/frango versus o peito de porco e com as carnes brancas versus vermelhas.
7º Inclua mais alimentos integrais
Com conta, peso e medida, uma vez que o excesso de fibra pode levar também a uma maior adição de gordura nos produtos alimentares. Substitua o pão branco por pão integral, ou de mistura, e o arroz e massa pelas versões integrais também.
8º Exclua “alimentos” embalados da sua dispensa
Estes são, regra geral, muito ricos em açúcar e/ou gordura e portanto também mais ricos caloricamente.
9º Frutas sim, mas com moderação
A fruta é rica em fibras, vitaminas e minerais mas também é muito rica em açúcares pelo que se deve moderar a sua ingestão.
10º Abuse das ervas aromáticas
Estas permitem reduzir a ingestão de açúcar, gordura e sal nas preparações culinárias, o que irá diminuir o teor calórico das refeições.
11º Frutos secos e sementes
Podem ser incluídos em planos de emagrecimento mas em quantidade moderada. Os frutos secos e sementes são bons fornecedores de gorduras insaturadas e bastante saciantes mas também muito calóricos razão pela qual devem ser consumidos com muito cuidado.
Posts recentes
- Cronograma de Pilates – Unidade Autódromo
- A prática regular de atividade física ajuda a prevenir o Coronavírus
- “Na segunda eu começo”. Os perigos da procrastinação para o emagrecimento.
- 5 dicas da OMS para ter uma alimentação saudável
- Apenas 22 minutos de exercícios por dia podem fazer você viver mais
Comentários