Será que o café pode ajudar a perder peso?

PARA SE CONSEGUIR USUFRUIR DE TODOS OS BENEFÍCIOS DO CAFÉ NO QUE DIZ RESPEITO A PERDER PESO TERÁ QUE BEBÊ-LO SEM AÇÚCAR.

O consumo do café traz imensos benefícios para a saúde. Nos últimos dois séculos, poucas substâncias foram tão clinicamente estudadas como o café, sem nenhuma comprovação de que seja prejudicial à saúde. Muitos estudos demonstram o contrário, ou seja, os efeitos benéficos do café e de seu principal composto ativo, a cafeína.

Se consumir cerca de 3 a 4 xícaras de café por dia (o consumo diário recomendado) e juntar a cada café um sache de açúcar, no final do dia terá ingerido entre de 24 a 32 g de açúcar, se contabilizarmos apenas esta fonte de açúcar. Por conseguinte, no final do ano, terá consumido aproximadamente 11 kg. Por isso, é recomendável que beba café mas puro!

Voucher 1 semana free

CAFEÍNA NO COMBATE AO EXCESSO DE PESO E OBESIDADE

Os principais fatores que explicam a perda de peso através de um consumo regular de café podem ser desenvolvidos a partir de três pontos-chave. Em primeira instância, as pessoas que bebem café apresentam um maior gasto energético diário. O café assume-se como responsável por um maior consumo energético base, uma vez que estimula o metabolismo e, por conseguinte, a termogénese, acelerando o processo que resulta da transformação de calorias dos alimentos em energia.

Desta forma, o organismo gasta mais calorias diariamente. Em segundo lugar, a cafeína potencia o processo de lipólise, que, por sua vez, se reflete numa degradação dos lípidos e posterior conversão de gorduras em reservas energéticas. Esta deterioração de lípidos leva a que os níveis de gordura corporal desçam, facilitando a manutenção ou recuperação do peso desejado.

Por último, o consumo regular de cafeína é sinónimo de uma maior sensação de saciedade. Assim, os snacks constantes ou os chamados pecados que as pessoas cometem tornam-se mais evitáveis, já que a pessoa não sente o desejo de ingerir alimentos constantemente. Logo, a ingestão de calorias é mais controlada.
tabela café


Tabela 1: Composição nutricional média de uma xícara de café.

OUTROS BENEFÍCIOS COMPROVADOS DO CAFÉ

Efeito estimulante e Melhora a concentração: O principal componente do café é a cafeína. Esta substância quando consumida em doses moderadas tem ação estimulante. Assim, o sono diminui e a energia aumenta, melhorando a concentração e consequentemente a capacidade de aprendizagem.

Melhora o desempenho do exercício físico: Devido à ação estimulante da cafeína, o café irá ajudar as pessoas a terem mais energia para praticar exercícios. A bebida irá estimular a ação dos músculos durante exercícios prolongados, que passam a utilizar a gordura como fonte de energia em vez de açúcares. O que vai levar a uma redução da sensação de fadiga, melhorando o rendimento físico. Consequentemente, ocorre o aumento da força muscular, possibilitando maior grau de carga e repetições de execução do exercício após a ingestão de cafeína.
exercício físico perder peso

Protege o sistema respiratório: Diversos estudos, entre eles um realizado pelo Cochrane Database Review em 2010, apontam que o café tem um efeito broncodilatador e por isso é bom para quem tem e para prevenir a asma. Além disso, a bebida também reduz a fadiga dos músculos respiratórios.

Diminui o risco de depressão: Diversas pesquisas demonstraram uma associação inversa entre o consumo de café e o risco de suicídio. Ainda não se sabe exatamente a razão deste benefício. É conhecido que doses moderadas de cafeína interferem positivamente no humor. Além disso, o ácido acético, presente em boas quantidades no café, apresenta efeito antidepressivo quando administrado em animais.
cafe perex

O café melhora o desempenho físico

O café tem forte ação antioxidante e ajuda a emagrecer

Previne o Parkinson: Estudos apontam que o café tem sido eficaz na prevenção do Parkinson. Em um deles, homens que consumiam pelo menos 3 a 4 xícaras de café por dia apresentavam um risco cinco vezes menor de desenvolver Parkinson, do que os não consumidores. Num outro estudo prospetivo, homens que consumiam diariamente a quantidade de cafeína correspondente a uma xícara de café possuíam um risco 50% menor de desenvolver a doença, não tendo sido encontrada qualquer associação em relação ao consumo de descafeinado. Por isso, acredita-se que é a cafeína que ajuda a prevenir o Parkinson.

Previne diabetes tipo 2: Estudos realizados em animais observaram que o café, tanto a versão normal quanto a descafeinada, ajuda a prevenir o diabetes tipo 2. Pesquisas feitas com ratos observaram que o ácido clorogênico presente na bebida provoca a diminuição da concentração de glicose e aumento da sensibilidade à insulina.

Previne câncer: Isto porque ele possui ação antioxidante e irá combater os radicais livres que favorecem o aparecimento de tumores.

Diminui o risco de morte: Um estudo feito com mais de 400 mil homens e mulheres americanos e publicado na revista científica New England Journal of Medicine concluiu que o consumo moderado de café pode estar inversamente relacionado à mortalidade total. Os tomadores de café apresentaram menor mortalidade por causas cardíacas, doenças respiratórias, acidente vascular cerebral, causas externas, diabetes e doenças infecciosas.

QUANTIDADE RECOMENDADA DE CAFÉ POR DIA

A quantidade recomendada de café varia entre 2-3 cafés de 50 ml por dia para pessoas saudáveis.

O café é uma das principais fontes de cafeína disponíveis. Apenas uma xícara de café de 50 ml, tem mais quantidade de cafeína, do que 250ml de chá preto, chá verde, 20g de chocolate negro de 70% de cacau e 330ml de bebidas energética (ex: red bull).

Contudo, quando comparado com o chá preto e verde, o café não contém tantos antioxidantes.

O excesso de café pode ser considerado algo acima de 4 xícaras de 50 ml por dia.

Ams Academia