Você tem tido dificuldade para dormir? Se sente cansado, mas demora pra pegar no sono? Ou acorda no meio da noite e não consegue mais dormir? Cuidado, esse é um problema sério!
Isso pode acontecer por diversos fatores externos como estresse ou preocupação, mas também pode estar relacionado a doenças como depressão e ansiedade.
Uma noite mal dormida pode provocar irritação, cansaço, dificuldade de se concentrar, dificuldade de memorizar tarefas, diminuição da capacidade de raciocínio lógico.
A boa notícia é que existem alguns hábitos que você pode adotar para melhorar a qualidade do seu sono.
- Pratique ao menos 30 minutos de atividade física todos os dias.
A prática exercícios físicos ajuda na regulação hormonal, ajuda na liberação de hormônios como a endorfina e dopamina, que são neurotransmissores que dão sensação de bem-estar e auxiliam na diminuição do estresse e também ajudam a controlar os sintomas de doenças como a depressão e ansiedade. A atividade física também traz benefícios ao sistema respiratório e auxilia no combate de problemas como ronco e apneia.
- Durma sempre no mesmo horário.
- Evite a ingestão de alimentos que possuem cafeína (chocolate, café, guaraná, alguns tipos de chás branco, preto, verde, mate, dentre outros); principalmente antes do horário de dormir.
- Evite comer alimentos “pesados” antes de dormir.
- Faça com que seu quarto seja confortável, escuro e com temperatura agradável;
- Não utilize equipamentos eletrônicos quando estiver na cama. Eles atrapalham a secreção da melatonina, nosso hormônio do sono.
Lembre-se é muito importante que você procure orientação profissional, a privação de sono pode causar transtornos psicológicos graves. Não deixe consultar um médico e, ao iniciar a prática de atividade física, procure um profissional de educação física para que seu treino atenda a todas as suas necessidades.
Curtiu esse conteúdo? Compartilha com seus amigos.
Equipe AMS Xperience
#AMSxperience #PorMaisPessoasAtivas
Posts recentes
- Cronograma de Pilates – Unidade Autódromo
- A prática regular de atividade física ajuda a prevenir o Coronavírus
- “Na segunda eu começo”. Os perigos da procrastinação para o emagrecimento.
- 5 dicas da OMS para ter uma alimentação saudável
- Apenas 22 minutos de exercícios por dia podem fazer você viver mais
Comentários